Swami Yogatirthananda Saraswati
SINCERIDADE
Começar o mês da sinceridade significou colocar em prática o que havia visto nos três meses anteriores sobre serenidade, regularidade e ausência de vaidade. Não basta ter insights e compreensão se as ideias não fazem parte da vida cotidiana. Se este treinamento nas ITIES tem algum significado, definitivamente implica a sinceridade de viver de acordo com um novo entendimento. Sinceridade vem depois da ausência de vaidade, porque a sinceridade é o trabalho árduo após idéias elevadas.
Mas como viver com sinceridade? Para mim, significou harmonizar pensamento, palavra e ação. Para fazer pensar, falar e agir uma unidade. A ferramenta, o caminho é a sinceridade, mas o resultado também é a sinceridade. Sinceridade é um esforço constante para se empenhar e alcançar essa unidade de pensamento, palavra e ação, mas uma vez alcançada, a sensação e satisfação resultantes são de sinceridade.
A mente em busca de facilidade freqüentemente encontra conflito. Se pensamento, palavra e ação coincidem e constituem uma entidade harmoniosa, então há suavidade ou fluxo. Por exemplo, quero escrever uma carta e não o faço porque é difícil ou desagradável. O resultado é inquietação, conflito ou mesmo culpa. Mas se o pensamento é seguido pela ação, não importa o que aconteça, sem pensamentos intervenientes, sem prevaricação, então não há conflito, não há desperdício de energia. A sinceridade faz com que a ação siga o pensamento ou palavra anterior. Sinceridade implica honestidade porque pensar uma coisa e fazer outra é desonesto.
Tomei consciência da mente de macaco, a imagem tantas vezes apresentada em livros de yoga ou meditação. A mente é como um macaco pulando aqui e ali. E enquanto a mente pula, a lacuna entre pensamento, palavra e ação aumenta. Se a mente do macaco estivesse quieta, a carta seria escrita imediatamente. Um sinônimo de sinceridade é falta de arte. O salto da mente é engenhoso e astuto, mas para harmonizar pensamento, palavra e ação, é preciso "apenas" uma vontade sincera.
Para parar a mente saltitante e unir pensamento, palavra e ação, é necessário conhecer o pensamento, controlar a palavra e adaptar a ação. Percebi que por trás do pensamento havia um desejo e, ao usar a teoria SWAN, ao anotar as Forças, as Fraquezas, as Ambições e as Necessidades, pude perceber que a ambição era o desejo por trás de cada pensamento.
Também olhei de maneira diferente para o primeiro sloka dos Yoga Sutras de Patanjali - 'Yoga anushasanam'. Cito agora uma palestra de Swamiji sobre 'Mente e Gestão da Mente' em Aix-les-Bains, França, 1997: "A palavra yoga significa consciência da personalidade interior que se manifesta no mundo exterior. Anu significa sutil, shasanam significa governar, governar, estar no controle de. Portanto, de acordo com Patanjali, yoga é uma forma ou método de governar a natureza interna. É um método de dirigir a natureza interna harmoniosamente para que ela possa se manifestar externamente. "
Encontrei aqui todos os ingredientes da sinceridade: a vontade de conhecer o desejo que está por trás de cada pensamento, a vontade de escolher a palavra certa e a vontade de agir em harmonia. Claro que isso é difícil; requer honestidade absoluta e nenhum medo em face de coisas desagradáveis, de fraquezas e deficiências pessoais, de padrões de comportamento antigos. Enquanto tentava viver com toda a sinceridade, senti que estava chegando à questão das atrações e repulsões subjacentes ao comportamento.
A carta que precisa ser escrita, mas ainda permanece na cabeça e não no papel, é apenas um entre muitos exemplos. Agradáveis/desagradáveis, bons/maus, esses pares são um obstáculo, um obstáculo à sinceridade; eles vêm entre pensamento, palavra e ação. O Yoga oferece, é claro, todas as ferramentas necessárias para evitar a armadilha dos opostos. Da mesma forma, faça os quatro pontos principais para um estilo de vida yogi recomendado por Swamiji: pratique um mínimo de meia hora de sadhana todas as manhãs e noites, comungue com a natureza, vibre positivamente e esteja ciente do ambiente interno e também externo.
O resultado do mês de sinceridade foi anotar os desejos do dia a dia, com o seguinte objetivo: Tomar consciência dos desejos; colocar os pensamentos resultantes em palavras, a fim de aceitá-los sem julgá-los; para verificar qual desejo/pensamento aceito eu agi, qual desejo reapareceu dia após dia ou qual desejo desapareceu; se um desejo persistisse e não houvesse nenhuma ação em seguida, então havia conflito, conflito interno ou conflito com outras pessoas.
O ir e vir dos desejos, a natureza fugaz e muitas vezes a futilidade dos desejos estavam fortalecendo o sankalpa de uma maneira maravilhosa.
O mês da sinceridade foi um mês difícil. O começo foi muito claro - harmonize pensamento, palavra e ação e você viverá sinceramente. Mas fiquei surpresa ao me encontrar entre a teoria SWAN e Patanjali. Senti que havia perdido o significado deste mês e me perdido. Pela primeira vez, senti a necessidade de verificar o que Swami Sivananda havia dito e encontrei uma confirmação tranquilizadora: "Deixe suas palavras concordarem com seus pensamentos. Deixe suas ações concordarem com suas palavras. Que haja harmonia entre seus pensamentos, palavras e ações."
Para pensar, falar, agir -
Não mais;
Para saber a hora
Para falar o seu pensamento
Para cumprir sua palavra.
Para saber o desejo
Isso desejou o pensamento
Que falado
Vai levar à ação.
Para encontrar a unidade de todos,
Para criar conscientemente
A harmonia de todos - Chega.
Para conhecer a ti mesmo. Siga em frente, com toda sinceridade.
SIMPLICIDADE
Após o mês difícil de sinceridade, eu estava ansiosa por um momento fácil com simplicidade. Em relação às ITIES anteriores, simplicidade significava não complicar ou exagerar no estudo e prática das ITIES. Simplicidade implica espontaneidade.
Simplicidade em relação à própria vida significava um estilo de vida yogi simples - uso itálico, pois é um conceito muito amplo. Acho que levo uma vida simples, tentando fazer com o mínimo de bens de consumo exigidos na Europa Ocidental e por um filho adolescente.
Eu me considero uma pessoa simplória. Minha interação com as pessoas é espontânea e honesta. Se ficar complicado, eu me retiro. Portanto, com essa visão de mim mesma e do estilo de vida que levo, fiquei muito confiante quanto ao mês da simplicidade.
No entanto, como logo descobri, o teste não era para ser simples, o que é fácil para minha natureza, mas o desafio era corresponder às reações dos outros. Simplicidade em nossa sociedade é igual a estupidez. É preciso grande humildade para aceitar a zombaria e o escárnio com que a simplicidade é recebida no mundo de hoje. Planejar e fazer as coisas de forma distorcida é a forma mais aceita de interação. No trabalho, percebi que uma interação simples e despretensiosa é considerada um comportamento tolo ou mesmo estúpido. Fofoca, conspiração pelas costas e manobras são os truques e métodos que são aceitos, altamente considerados e recompensados.
O teste para mim, portanto, era continuar sendo simples e, acima de tudo, aceitar com toda a humildade o julgamento dos outros. Não querer fortuna ou fama, ou carreira ou um carro inteligente é uma atitude considerada por muitos como totalmente estúpida. Me machuquei, ri de várias maneiras, aproveitei sem nem perceber porque não conhecia o jogo que estava sendo jogado, ou se conhecia me recusei a jogar.
Portanto, o mês da simplicidade foi tudo menos fácil. Foi a primeira vez que tive que defender discretamente uma ITIE em face do ambiente social em que vivo. Foi uma experiência dolorosa e um desafio incrível à humildade. Pude perceber que para outros um mês de simplicidade pode ser completamente diferente, pode significar desistir de ambições, cortar luxos, relacionar-se mais francamente com amigos e colegas.
Para mim, significou defender uma ideia, uma ITIE, na qual acredito. Claro, isso se baseia nos valores e prioridades que estabeleci em minha vida. A simplicidade é um desses valores e, ao mesmo tempo, viver simplesmente me dá espaço e tempo para trabalhar outros valores. Simplicidade é uma ITIE incrível de economia de energia e prevenção de estresse.
Simplicidade
Nada mais é que
Atenção plena em constante
Prática - para o
Amor de todos.
Por dentro, por fora, isso e aquilo
Venha juntos mais uma vez,
Inspirado pela única
Verdade que
Você e todos são simplesmente um.
VERACIDADE
A veracidade é para mim como um resultado, isto é, o resultado da auto-investigação, o resultado da consciência, o resultado de conhecer o próprio SWAN, o resultado de lembrar constantemente de seu sankalpa e viver para ele. Se tudo isso for feito, só então haverá veracidade.
A veracidade não trata apenas de ser honesto consigo mesmo - o que é bastante difícil - mas também de ser honesto, direto com os outros e expressar essa honestidade de forma inofensiva.
A psicologia ocidental enfatiza a responsabilidade de cada indivíduo por seus pensamentos, palavras e ações. Devíamos dizer: "Estou com raiva" e não "Você me deixa com raiva", "Estou desapontado" e não "Você me decepcionou". A veracidade representa a mesma atitude de responsabilidade e o yoga oferece as ferramentas para alcançá-la. Quando alguém é capaz de agir com essa responsabilidade, há desapego emocional na interação, clareza de espírito, precisão e respeito pelos outros, e nossas ações não são mais meras reações.
Em relação às cinco ITIES anteriores, a veracidade pode atuar como uma força controladora. A Veracidade pode verificar se e como as demais ITIES estão sendo aplicadas ou não; pode ser uma lembrança das ITIES anteriores e do processo que foi necessário para vivê-las. Por exemplo, se estou triste, é preciso honestidade para admitir que não estou vivendo a serenidade e honestidade para lembrar os truques para encontrar a serenidade novamente. Se estou orgulhoso de alguma conquista, é preciso honestidade para me lembrar da ausência de vaidade e do processo de não identificação.
No final dos seis meses fui alertada para diversos aspectos:
1) Todos os meses me deram uma oportunidade especial de aprender sobre a ITIE em questão. O mês de serenidade começou muito desolado e sombrio, mas terminou com uma grande gargalhada. Cada mês era um desafio conhecer a ITIE e as situações do quotidiano exigiam uma resposta à ITIE envolvida. O mês da veracidade estava me perguntando implacavelmente o que eu realmente queria fazer, o que eu honestamente pensava da situação real e agir de acordo. O mês da simplicidade estava me pedindo para manter uma forma simples de viver e pensar, apesar da pressão social. Desse modo, houve uma troca constante entre a busca do sentido de uma ITIE e o cotidiano.
2) Percebi durante esses seis meses que havia um significado por trás da sequência das ITIES, não era apenas uma enumeração aleatória - a ordem importava.
Para começar a trabalhar com as ITIES o mais importante é a serenidade, uma certa leveza, humor e a intenção de não se levar muito a sério. A capacidade de rir de si mesmo é essencial para qualquer caminho de auto-investigação. Ou, como Swamiji disse: "Não ouça apenas a risada de Deus, ria com ele."
O segundo passo é a regularidade, pois nenhum caminho leva a lugar algum sem regularidade. O caminho pode ser qualquer coisa, mas a regularidade deve ser uma parte inerente do caminho.
Com as primeiras conquistas ao longo do caminho, vem o orgulho. Portanto, a ausência de vaidade terá que ser integrada para se humilhar. A identificação com a cabeça, o coração e as mãos leva ao orgulho e à vaidade e precisamos ser lembrados de que não somos o fazedor, mas, em vez disso, precisamos desenvolver a capacidade do observador.
A simplicidade é, então, o resultado lógico, para manter as ações, as interações com as pessoas, o processo de pensamento, os sentimentos e a vida diária simples. Simplicidade não significa buscar uma vida fácil, mas evitar complicações desnecessárias e fúteis. A simplicidade não exclui a sinceridade, pelo contrário, um simples enfoque realça uma abordagem sincera, mas graças à serenidade, não há perigo de se tornar sério.
Para terminar a primeira etapa (as seis primeiras ITIES) da disciplina pessoal, é necessária mais uma atitude, a atitude de credibilidade e honestidade ou de veracidade. Neste ponto, a veracidade é dirigida a si mesmo - sem trapaça, sem prevaricação. Se houver um sentimento de tristeza, um momento de orgulho, é preciso reconhecer isso e enfrentá-lo. É muito tentador diminuir ou ignorar um pouco de vaidade aqui e um pouco de dissimulação ali.
3) Veracidade é como uma ITIE de transição entre as primeiras seis ITIES que envolvem apenas uma pessoa e o próximo conjunto de seis ITIES que envolvem interação com outras pessoas também.
Com estas seis primeiras ITIES bem estabelecidas e desenvolvidas, está-se pronto para trabalhar com as próximas seis ITIES, que se relacionam mais com a nossa interação com o mundo: equanimidade, fixidez, não irritabilidade, adaptabilidade, humildade e tenacidade.
4) Vivi estas primeiras seis ITIES como exploradora aberta, sem expectativas ou interferências. Tudo o que eu vi ou experimentei estava bem, mas não fiz nada para descobrir o que era uma certa ITIE. Lentamente, comecei a sentir que essa atitude quase passiva não era suficiente e, para o próximo conjunto de seis ITIES, decidi adicionar um diário pessoal. Para o terceiro conjunto de ITIES, eu sabia que queria adicionar mais um aspecto e decidi adicionar um ato diário deliberado consciente para o ITIE do mês. Desta forma, quero incluir outra dimensão para cada conjunto de seis ITIES.
5) A última coisa que vi foi que é bom 'fazer uma ITIE por mês', o verdadeiro desafio é 'viver todas as dezoito ITIES juntas - o tempo todo' - esse é o desafio da perfeição.
Você é o começo,
Você é o fim?
Eu nunca sou um fim,
Apenas uma mudança de direção.
Você vem suavemente com um sorriso e
Então você empurra sem dó - mas por quê?
Da terra do conhecimento distante,
Eu levo você para agir e trocar.
Você é o nascimento que precisamos
Para prosseguir - mas onde?
Em seu mundo, você precisa crescer,
No mundo, você precisa se preocupar.
Você é o começo e o fim - de quê?
Entre vocês todos, eu sou a ponte
Da verdade para o amor caminhar.