“Faça suas palavras estarem de acordo com os pensamentos; faça suas ações estarem de acordo com as suas palavras. Faça ter harmonia entre os seus pensamentos, palavras e ações.”
Sw Sivananda
“Ser sincero significa que precisamos conectar os nossos pensamentos, palavras e ações. Quando trabalhamos com sinceridade, nós olhamos: estou pensando em algo diferente do que eu estou dizendo, e eu estou agindo de forma diferente do que eu estou pensando?”
Sw Sivamurti
SINCERIDADE (Fonte: 4-6: Sinceridade, Simplicidade, Veracidade)
Começar o mês da sinceridade significou colocar em prática o que havia visto nos três meses anteriores sobre serenidade, regularidade e ausência de vaidade. Não basta ter insights e compreensão se as ideias não fazem parte da vida cotidiana. Se este treinamento nas ITIES tem algum significado, definitivamente implica a sinceridade de viver de acordo com um novo entendimento. Sinceridade vem depois da ausência de vaidade, porque a sinceridade é o trabalho árduo após idéias elevadas.
Mas como viver com sinceridade? Para mim, significou harmonizar pensamento, palavra e ação. Para fazer pensar, falar e agir uma unidade. A ferramenta, o caminho é a sinceridade, mas o resultado também é a sinceridade. Sinceridade é um esforço constante para se empenhar e alcançar essa unidade de pensamento, palavra e ação, mas uma vez alcançada, a sensação e satisfação resultantes são de sinceridade.
A mente em busca de facilidade freqüentemente encontra conflito. Se pensamento, palavra e ação coincidem e constituem uma entidade harmoniosa, então há suavidade ou fluxo. Por exemplo, quero escrever uma carta e não o faço porque é difícil ou desagradável. O resultado é inquietação, conflito ou mesmo culpa. Mas se o pensamento é seguido pela ação, não importa o que aconteça, sem pensamentos intervenientes, sem prevaricação, então não há conflito, não há desperdício de energia. A sinceridade faz com que a ação siga o pensamento ou palavra anterior. Sinceridade implica honestidade porque pensar uma coisa e fazer outra é desonesto.
Tomei consciência da mente de macaco, a imagem tantas vezes apresentada em livros de yoga ou meditação. A mente é como um macaco pulando aqui e ali. E enquanto a mente pula, a lacuna entre pensamento, palavra e ação aumenta. Se a mente do macaco estivesse quieta, a carta seria escrita imediatamente. Um sinônimo de sinceridade é falta de arte. O salto da mente é engenhoso e astuto, mas para harmonizar pensamento, palavra e ação, é preciso "apenas" uma vontade sincera.
Para parar a mente saltitante e unir pensamento, palavra e ação, é necessário conhecer o pensamento, controlar a palavra e adaptar a ação. Percebi que por trás do pensamento havia um desejo e, ao usar a teoria SWAN, ao anotar as Forças, as Fraquezas, as Ambições e as Necessidades, pude perceber que a ambição era o desejo por trás de cada pensamento.
Também olhei de maneira diferente para o primeiro sloka dos Yoga Sutras de Patanjali - 'Yoga anushasanam'. Cito agora uma palestra de Swamiji sobre 'Mente e Gestão da Mente' em Aix-les-Bains, França, 1997: "A palavra yoga significa consciência da personalidade interior que se manifesta no mundo exterior. Anu significa sutil, shasanam significa governar, governar, estar no controle de. Portanto, de acordo com Patanjali, yoga é uma forma ou método de governar a natureza interna. É um método de dirigir a natureza interna harmoniosamente para que ela possa se manifestar externamente. "
Encontrei aqui todos os ingredientes da sinceridade: a vontade de conhecer o desejo que está por trás de cada pensamento, a vontade de escolher a palavra certa e a vontade de agir em harmonia. Claro que isso é difícil; requer honestidade absoluta e nenhum medo em face de coisas desagradáveis, de fraquezas e deficiências pessoais, de padrões de comportamento antigos. Enquanto tentava viver com toda a sinceridade, senti que estava chegando à questão das atrações e repulsões subjacentes ao comportamento.
A carta que precisa ser escrita, mas ainda permanece na cabeça e não no papel, é apenas um entre muitos exemplos. Agradáveis/desagradáveis, bons/maus, esses pares são um obstáculo, um obstáculo à sinceridade; eles vêm entre pensamento, palavra e ação. O Yoga oferece, é claro, todas as ferramentas necessárias para evitar a armadilha dos opostos. Da mesma forma, faça os quatro pontos principais para um estilo de vida yogi recomendado por Swamiji: pratique um mínimo de meia hora de sadhana todas as manhãs e noites, comungue com a natureza, vibre positivamente e esteja ciente do ambiente interno e também externo.
O resultado do mês de sinceridade foi anotar os desejos do dia a dia, com o seguinte objetivo: Tomar consciência dos desejos; colocar os pensamentos resultantes em palavras, a fim de aceitá-los sem julgá-los; para verificar qual desejo/pensamento aceito eu agi, qual desejo reapareceu dia após dia ou qual desejo desapareceu; se um desejo persistisse e não houvesse nenhuma ação em seguida, então havia conflito, conflito interno ou conflito com outras pessoas.
O ir e vir dos desejos, a natureza fugaz e muitas vezes a futilidade dos desejos estavam fortalecendo o sankalpa de uma maneira maravilhosa.
O mês da sinceridade foi um mês difícil. O começo foi muito claro - harmonize pensamento, palavra e ação e você viverá sinceramente. Mas fiquei surpresa ao me encontrar entre a teoria SWAN e Patanjali. Senti que havia perdido o significado deste mês e me perdido. Pela primeira vez, senti a necessidade de verificar o que Swami Sivananda havia dito e encontrei uma confirmação tranquilizadora: "Deixe suas palavras concordarem com seus pensamentos. Deixe suas ações concordarem com suas palavras. Que haja harmonia entre seus pensamentos, palavras e ações."
Para pensar, falar, agir -
Não mais;
Para saber a hora
Para falar o seu pensamento
Para cumprir sua palavra.
Para saber o desejo
Isso desejou o pensamento
Que falado
Vai levar à ação.
Para encontrar a unidade de todos,
Para criar conscientemente
A harmonia de todos - Chega.
Para conhecer a ti mesmo. Siga em frente, com toda sinceridade.